A comunicação interna no Setor de Nefrologia do Hospital Municipal de Santarém
Abstract
A COMUNICAÇÃO INTERNA NO SETOR DE NEFROLOGIA DO HOSPITAL MUNICIPAL DE SANTARÉM
INTERNAL COMMUNICATION SECTOR MUNICIPAL HOSPITAL NEPHROLOGY SANTARÉM
Antônio Geraldo Cássio Wanghon Coelho[1]
Resumo
O presente trabalho aborda o tema Comunicação e trata de um estudo de caso, realizado no Setor de nefrologia do Hospital Municipal de Santarém. Utilizando como método de abordagem a pesquisa descritiva quantitativa, assume-se como objetivo geral: investigar a comunicação interna no setor de nefrologia do Hospital Municipal de Santarém. Valorizar os profissionais do setor de nefrologia e mantê-los informados sobre todos os aspectos inerentes ao Hospital Municipal de Santarém é condição fundamental para que haja comprometimento, desenvolvimento e prestação de serviços com qualidade aos pacientes (clientes externos). A seguir os dados coligidos foram analisados, através da identificação de como se desenvolve a comunicação interna, ou seja, verificar os canais utilizados na transmissão das informações e sua eficácia. Durante a pesquisa os entrevistados demonstraram-se satisfeitos com os canais de informações que a instituição adota. Conclui-se que o setor do Hospital Municipal de Santarém procura diante de suas ações, oferecer um canal de comunicação eficiente a ponto de motivar e satisfazer a realização de cada um dos colaboradores.
Palavras-chave: Comunicação; nefrologia; Hospital Municipal de Santarém.
ABSTRACT
This paper addresses the issue of communication and is a case study, conducted by the Division of Nephrology, Hospital Municipal de Santarém. Using a method of quantitative descriptive approach, we assume the general objective: to investigate the internal communication in the sector of Nephrology, Hospital Municipal de Santarém. Enhance industry professionals nephrology and keep them informed about all aspects of the Municipal Hospital of Santarém is a fundamental condition for there to be commitment, development and delivery of quality services to patients (external customers). The following data collected were analyzed by identifying how to develop internal communication, ie to check the channels used in the transmission of information and its effectiveness. During the survey showed respondents were satisfied with the channels of information that the institution adopts. It is concluded that the sector seeks to Santarém Municipal Hospital in front of their actions, provide an efficient channel of communication as to motivate and meet the performance of each employee.
Keywords: Communication; Nephrology, Hospital Municipal de Santarém.
[1] Mestrando do curso de “Gestão em Saúde Pública” da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
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