Album de fotográfias:
Técnica de construção de dados na pesquisa com crianças
Keywords:
Gestão, Educação, Politicas de SaúdeAbstract
A participação de crianças e adolescentes em pesquisas é de suma importância para a compreensão dos sentidos atribuídos por eles à realidade, representando, pois, uma rica fonte de dados. Entretanto, o trabalho com esse público impõe ao pesquisador cautela ao definir os recursos metodológicos. Pesquisas que utilizam esses atores sociais como corpus de estudo requerem a utilização de uma metodologia que se adeque as peculiaridades dos participantes e que priorize os aspectos biopsicossociais de cada faixa etária. Sendo assim, este artigo, objetiva descrever e discutir o método aplicado em um estudo que investigou como crianças e adolescentes, filhos de casais homoparentais, representam a si mesmos e a suas famílias. O instrumento utilizado, intitulado “álbum de fotografias” é apresentado como uma técnica de construção de dados facilitadora do diálogo entre pesquisador e participante. Este se mostrou um excelente recurso metodológico para pesquisa com o público infanto-juvenil, pelo fato de ser uma técnica lúdica que desperta interesse e se aproxima do universo de significações dos participantes. Além disso, o uso de histórias sem menção direta aos objetivos da pesquisa inspirou maior confiabilidade e adesão por parte dos responsáveis pelos participantes, levando-os ao autorizar a aplicação da técnica.
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I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
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