EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING
Abstract
Este relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no contexto da educação profissional técnica de nível médio, acompanhada e avaliada pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza da Regional Marília/SP. A experiência ocorreu na Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos/SP, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2011, período onde as atividades relatadas foram inicialmente organizadas e desenvolvidas no curso Técnico em Música da instituição, com os alunos de diferentes faixas etárias e em diferentes disciplinas. Utilizando-se de levantamento específico para uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados selecionados foram os registros do trabalho docente nas classes, a consulta direta ao ambiente virtual, os registros das reflexões pessoais dos participantes, além de entrevistas e exame das atas de conselhos de classe das turmas envolvidas. A experiência tem servido como base para a replicação em outros contextos e cursos técnicos oferecidos na instituição.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
Through this instrument, in my name and in the name of the other coauthors, may I soon copy the copyright of the article to Electronic Journal Management and Health and declare that I am aware that failure to comply with this commitment will subject the violator to penalties and penalties Law of Protection of Rights Authorities (Nº9609, of 02/19/98).