ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Abstract
O presente artigo tem como tema o papel e a aprendizagem da leitura e da escrita para o desenvolvimento humano como prática social, considerando a condição indispensável de se saber ler e escrever como exercício de cidadania. Tem como objetivo refletir sobre a ocorrência dos processos de alfabetização e de letramento em crianças com deficiência intelectual. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, pautando-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa. As reflexões feitas ao longo da investigação trouxeram algumas considerações sobre a deficiência intelectual, caracterizando-a. Possibilitaram alguns apontamentos sobre os processos de alfabetização e de letramento. Como resultados da pesquisa, algumas reflexões foram possíveis acerca da ocorrência da alfabetização e do letramento em crianças com deficiência intelectual, discutindo como esses processos podem se dar por meio de práticas pedagógicas em salas de aula comum do ensino regular, contribuindo com a apropriação do mundo letrado e a inserção ativa dessa criança na sociedade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
Through this instrument, in my name and in the name of the other coauthors, may I soon copy the copyright of the article to Electronic Journal Management and Health and declare that I am aware that failure to comply with this commitment will subject the violator to penalties and penalties Law of Protection of Rights Authorities (Nº9609, of 02/19/98).