A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:
estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças.
Abstract
As técnicas e métodos de treinamento nas organizações tem-se pautado ao logo dos tempos em métodos baseados no que se denomina de abordagem passiva, onde o moderador interage com os participantes principalmente através de aulas expositivas, relato de casos pessoais e transferência de conhecimento muitas vezes baseada na experiência e conhecimento adquiridos pelo mesmo. O que se denomina de "Metodologias Ativas de Aprendizagem" proprõem um enfoque distinto, onde a preocupação passa a ser a aprendizagem baseada em fatos, experiências e percepções de cada indivíduo, com enfoque no desafio ao aprendizado através de associações e raciocínio. Esse trabalho visa debater a questão de como a metodologia ativa baseada em jogos de simulação possibilita aos participantes de treinamentos em Lean Thinking uma maior compreensão e retenção dos conceitos de nivelamento de produção, quando comparados com a forma convencional de treinamentos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa através de estudos de casos em empresas, sendo realizadas observações “in loco”, analise de materiais e coleta de informações por meio de entrevistas não estruturadas. Em face dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que existe um potencial para utilização de metodologias ativas em treinamentos nas organizações, no entanto uma análise mais ampla deve ser conduzida visando comparar as vantagens e limitações das metodologias ativas em relação as metodologias tradicionais, quando aplicadas em treinamentos nas organizações.
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I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
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