A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:

estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças.

Authors

  • Chang Chih Kuo Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Felipe Araújo Calarge Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Robisom Damasceno Calado UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - USF

Abstract

As técnicas e métodos de treinamento nas organizações tem-se pautado ao logo dos tempos em métodos baseados no que se denomina de abordagem passiva, onde o moderador interage com os participantes principalmente através de aulas expositivas, relato de casos pessoais e transferência de conhecimento muitas vezes baseada na experiência e conhecimento adquiridos pelo mesmo. O que se denomina de "Metodologias Ativas de Aprendizagem" proprõem um enfoque distinto, onde a preocupação passa a ser a aprendizagem baseada em fatos,  experiências e percepções de cada indivíduo, com enfoque no desafio ao aprendizado através de associações e raciocínio. Esse trabalho visa debater a questão de como a metodologia ativa baseada em jogos de simulação possibilita aos participantes de treinamentos em Lean Thinking uma maior compreensão e retenção dos conceitos de nivelamento de produção, quando comparados com a forma convencional de treinamentos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa através de estudos de casos em empresas, sendo realizadas observações “in loco”, analise de materiais e coleta de informações por meio de entrevistas não estruturadas. Em face dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que existe um potencial para utilização de metodologias ativas em treinamentos nas organizações, no entanto uma análise mais ampla deve ser conduzida visando comparar as vantagens e limitações das metodologias ativas em relação as metodologias tradicionais, quando aplicadas em treinamentos nas organizações.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Chang Chih Kuo, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção

Felipe Araújo Calarge, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Published

2015-04-30

How to Cite

1.
Kuo CC, Calarge FA, Calado RD. A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:: estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças. Rev. G&S [Internet]. 2015 Apr. 30 [cited 2024 Dec. 27];1(1):Pag.1040-1055. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2809

Issue

Section

Artigos de Pesquisa