Análise da gestão dos resíduos gerados na troca de óleo lubrificante automotivo:
um estudo de caso na cidade de Cabo Frio-RJ
Palavras-chave:
Gestão ambiental, Gestão de resíduos industriais e prevenção de poluiçãoResumo
Em vista do crescimento da frota automobilística da cidade de Cabo Frio-RJ nos últimos anos e, consequentemente, do aumento de resíduos gerados na atividade de troca de óleo lubrificante, este estudo pretende analisar, à luz da legislação vigente, a gestão desses resíduos nos diversos pontos de troca da cidade ”“ concessionárias, oficinas mecânicas e postos de combustíveis ”“ identificando os pontos críticos, no intuito de propor melhorias. Para isto, foi aplicado um questionário composto por 12 perguntas relacionadas à situação física dos pontos de troca, armazenagem, coleta, embalagens e resíduos gerados na troca de óleo lubrificante. Desta forma, foi possível identificar problemas com a gestão desses resíduos, apontar suas causas e propor medidas corretivas, tendo por base a Resolução CONAMA nº 362/2005 e o Guia de Gerenciamento de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).