EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
UMA REFLEXÃO DA MODALIDADE E DA FUNÇÃO DE SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DE POLOS
Keywords:
Gestão, EducaçãoAbstract
O presente estudo foi elaborado pelos supervisores pedagógicos de polos de quatro cursos de graduação, a saber: Bacharelado em Engenharia Ambiental, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Educação Musical e Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar). A intenção do estudo é relatar a experiência dessa função de supervisão com base no referencial teórico estudado pelos próprios supervisores pedagógicos ao longo do primeiro semestre de 2012. Dentre os principais autores estudados estão: Jacques Delors3 que traz a idéia do século XXI como aquele em que a educação tem grande potencial para levar as sociedades ao seu desenvolvimento; Howard Gardner9 que trata as inteligências múltiplas que, em campo de trabalho dos supervisores são possíveis serem observadas no perfil dos alunos e nas equipes de polos de apoio presencial (composta por tutores presenciais e coordenadores de polos) e; Paulo Freire6 que proporciona saberes necessários a uma prática educativa e dialógica a todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo, na EaD. Por meio dos relatos dos supervisores de curso em comparação ao referencial apresentado é possível concluir que todos se vêem como agentes de mudança dentro da recente expansão das políticas de expansão do ensino superior e da modalidade EaD no Brasil; que sua função é importante à boa gestão da universidade e que o potencial desse trabalho possibilita a melhoria e a qualidade da universidade pública a distância desde que observado organização e gestão de situações cotidianas que nem sempre necessitam recursos burocráticos que dificulta a execução dos trabalhos.
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I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
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