EDUCAÇÃO EM SAÚDE:

COMO ANDA ESSA PRÁTICA?

Authors

  • Bruna Amaral Mattos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas
  • Marcela Bruna Valjão Figueiredo Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas
  • Jomara Brandini Gomes Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas
  • Renilda Rosa Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Keywords:

Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação

Abstract

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis têm sido responsáveis por elevado índice do total das mortes por causa conhecida, destacando-se o Diabetes Melito e a Hipertensão Arterial Sistêmica. A Educação em Saúde possibilita a adoção de hábitos saudáveis de vida. Objetivou-se contextualizar a prática da Educação em Saúde realizada pela equipe multiprofissional de uma Estratégia Saúde da Família  voltada aos diabéticos e hipertensos da área de abrangência. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quanti-qualitativa. Foram sujeitos 13 profissionais de saúde, para os quais se descreveu o perfil e verificou-se: a capacitação, forma de participação, modalidades, bem como dificuldades e pontos positivos para a realização de ações educativas. A análise temática dos discursos possibilitou a identificação de categorias de significados: 1) Dificuldades para a realização de Educação em Saúde; 2) Aspectos positivos considerados pelos profissionais em relação às ações educativas em saúde e; 3) Outras percepções sobre Educação em Saúde na prática profissional. Concluiu-se ser necessária melhor infraestrutura, capacitação e disponibilização de tempo aos profissionais para que a realização das ações de Educação em Saúde seja uma realidade vislumbrando mudanças de atitudes.

 

Descritores: Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Capacitação.

 

Downloads

Author Biographies

Bruna Amaral Mattos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas, Bolsistas do PET-SAÚDE/CPTL.

Marcela Bruna Valjão Figueiredo, Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas, Bolsistas do PET-SAÚDE/CPTL.

Jomara Brandini Gomes, Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas, Bolsistas do PET-SAÚDE/CPTL.

Renilda Rosa Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ”“ Campus de Três Lagoas, Bolsistas do PET-SAÚDE/CPTL.

Published

2014-10-31

How to Cite

1.
Mattos BA, Figueiredo MBV, Gomes JB, Dias RR. EDUCAÇÃO EM SAÚDE:: COMO ANDA ESSA PRÁTICA?. Rev. G&S [Internet]. 2014 Oct. 31 [cited 2025 Aug. 9];5(4):pag. 2737-2755. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1247

Issue

Section

Relatos de Experiências