SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Palavras-chave:
Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiaisResumo
A saúde bucal dos pacientes especiais no Brasil mostra-se muito precária. Estudos mostram que pais com pouco conhecimento apresentam um menor cuidado em relação à saúde bucal de seus filhos. O presente estudo objetivou avaliar a efetividade de um programa de motivação para higiene bucal direcionado aos responsáveis de crianças portadoras de necessidades especiais, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). Para alcançá-lo observou-se a ocorrência de alteração nos valores do índice de Performance de Higiene Oral (PHP) das crianças e de seus respectivos responsáveis. Estudo prospectivo quantitativo descritivo, com delineamento longitudinal, constituído por 26 crianças especiais e responsáveis analisados na primeira etapa, com perda de 3 participantes da amostra para a segunda etapa, totalizando 23. As análises foram realizadas com nível de significância de 5%. O programa de educação mostrou-se efetivo aos pais, observou-se diminuição na presença de placa destes, a média de PHP inicial foi 1,64, com decréscimo no índice para 1,12. Concluiu-se que a participação nas ações de promoção de saúde realizadas obteve resultado positivo aos responsáveis, não ocorrendo o mesmo à s crianças, mostra-se necessário o acompanhamento odontológico, com o intuito de uma maior estimulação para a real efetividade da higiene bucal destas crianças.
DESCRITORES: Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).