Antissepsia bucal com clorexidina para reduzir os custos em UTIs

Autores

  • Allan Abuabara Secretaria Municipal da Saúde de Joinville
  • Greici Weinzierl Coordenadora de Tutoria do Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Designer Instrucional pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Werner Artur Jorge Weinzierl Professor da Universidade da Região de Joinville.

Palavras-chave:

Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Clorexidina, Gestão em saúde

Resumo

Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é causa comum de morbidade, uso de antibióticos, aumento do tempo e custos de hospitalização em pacientes em unidade de terapia intensiva.

Objetivo: Verificar se a antissepsia oral com clorexidina pode reduzir significativamente os casos PAV e custos em unidades de terapia intensiva.

Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed (US National Library of Medicine National Institutes of Health) e Chocrane utilizando os descritores "Pneumonia, Ventilator-Associated" e "Chlorhexidine" em 17 de março de 2013. No filtro referente ao tipo de estudo selecionou-se revisão sistemática sem limites de data de publicação. Estimou-se o custo do tratamento da PAV e da antissepsia oral com clorexidina.

Resultados: Foram encontrados 8 trabalhos, o mais antigo publicado em 2007 e o mais recente publicado no ano de 2012. Quatro artigos eram revisões sistemáticas. Todos os trabalhos analisados mostraram benefícios significativos quanto ao uso da clorexidina como antisséptico bucal na prevenção de pneumonia associada à ventilação. O desenvolvimento da PAV está associada a um custo adicional estimado em R$934,83 por paciente por dia no SUS e em média 10 dias a mais de internação. O custo médio da antissepsia oral com clorexidina foi de R$2,32 por paciente por dia.

Conclusão: Os resultados são unânimes em relação a eficiência e eficácia da clorexidina na prevenção da PAV e redução dos custos em unidades de terapia intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
Abuabara A, Weinzierl G, Weinzierl WAJ. Antissepsia bucal com clorexidina para reduzir os custos em UTIs. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 2º de janeiro de 2025];5(3):pag. 2195-2219. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/713

Edição

Seção

Artigos de Revisão