Avaliação da atenção básica e os enfermeiros:

estudo das tendências da produção de conhecimento

Autores

  • Fernanda Stock Da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria
  • Barbara Letícia Dudel Mayer Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Adriana Poll Universidade Federal do Pampa
  • Rosana Huppes Engel Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

Esse trabalho buscou investigar a produção de teses e dissertações sobre a temática avaliação da atenção básica e os enfermeiros. O estudo de revisão narrativa buscou responder quais são as produções disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, acerca da avaliação da atenção básica a partir da atuação do enfermeiro. Utilizaram-se as palavras-chave: Enfermagem, avaliação em saúde, avaliação dos serviços de saúde, atenção básica, enfermeiros. Após seleção de 9 resumos, foi realizada análise temática, resultando três categorias: Trabalho do enfermeiro e/ou enfermeiro gestor em serviços da atenção básica; Sistema de informações como ferramenta de avaliação para o enfermeiro na atenção básica; Enfermeiro e avaliação de atributos da atenção básica. Conclui-se que as tendências e inovações no campo apresentaram poucas produções, este por sua vez corrobora nas ações de gestão frente à atenção básica. O fato do processo de gestão ser de contínua reestruturação com iniciação de novas tecnologias e estratégias, levando o tema a uma escassez de publicações apresentando uma lacuna nas publicações, tendo um vasto campo a ser explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Stock Da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Especialista em Administração Hospitalar, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM).

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da  Universidade Federal de Santa Maria, Orientadora do trabalho

Barbara Letícia Dudel Mayer, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)

Marcia Adriana Poll, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira, Mestre em Enfermagem PPGEnf/FURG. Docente Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA. Coordenadora do Projeto PROEXT/Mec 2013 ”“ Programa de Extensão Universitária MEC/SESu. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul(GEPEnf-FORS).

Rosana Huppes Engel, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de saúde, Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM).

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
Da Silva FS, Weiller TH, Mayer BLD, Poll MA, Engel RH. Avaliação da atenção básica e os enfermeiros:: estudo das tendências da produção de conhecimento. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 25º de abril de 2024];5(3):pag. 2079-2095. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/692

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)