O papel da escola no controle e prevenção das intoxicações por medicamentos e saneantes em crianças
Palavras-chave:
Vigilância Sanitária, Educação em Saúde, Saúde da CriançaResumo
Este artigo trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de natureza exploratória a qual tem por objetivo promover a reflexão sobre a atuação da Vigilância Sanitária nas escolas, abordando a prevenção da intoxicação infantil por medicamentos e saneantes. A pesquisa foi realizada na análise de documentos indexados nos seguintes bancos de dados: LILACS, PubMed, Periódicos Capes, Scielo e Medline. A temática abordada incluiu a toxicovigilância, aliada a métodos pedagógicos que visam informar sobre a prevenção de forma educativa e inclusiva. Dessa forma, o presente trabalho propõe uma integração entre profissionais de saúde, educação e sociedade para a construção de condutas educativas e regulatórias que sejam eficazes na expressão do risco, voltadas para a proteção das crianças e adolescentes em idade escolar. Além disso, este estudo sugere a intervenção sanitária por meio de legislação apropriada e do programa de educação em saúde, contextualizando a realidade social de uma determinada região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).