Coordenação do cuidado de crianças com autismo na Atenção Básica: percepções de famílias e profissionais
DOI :
https://doi.org/10.26512/1679-09442025v16e58893Mots-clés :
Transtorno do Espectro do Autismo, Atenção Básica, Capacidade OrganizacionalRésumé
Este artigo traz considerações sobre os processos de coordenação do cuidado das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município de Barão de Cocais, Minas Gerais. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por comprometimento na socialização, podendo apresentar interesses e atividades restritos ou repetitivos, que afeta 1 a cada 36 crianças mundialmente. Traçou-se como objetivo identificar as percepções, necessidades e demandas dos atores envolvidos na coordenação do cuidado de crianças com TEA no município de Barão de Cocais-MG. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida entre março e outubro de 2024, que usou como instrumentos o grupo focal e a entrevista semiestruturada com profissionais da saúde e familiares. Como resultados, os participantes apontaram falta de conhecimento e habilidades necessárias para lidar com esses pacientes e suas famílias, escassez de referências teóricas, fluxos de referência e contrarreferência inadequados, ausência de ações programáticas de acompanhamento para as crianças e suas famílias, e precariedade na estrutura assistencial. As deficiências identificadas obstaculizam a coparticipação na coordenação do cuidado pelos profissionais e distanciam as famílias da Atenção Básica.
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