Fortalecimento da Implementação de Políticas de Educação em Saúde no Brasil Por Meio de Plataformas de Monitoramento e Avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rgs.v15i2.54827

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação em Saúde, Avaliação em Saúde, Gestão da Informação em Saúde

Resumo

Este estudo discute o uso de plataformas de monitoramento e avaliação (M&A) para fortalecer a implementação de políticas públicas de educação em saúde, apresentando o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (SIMAPES) do Brasil como um estudo de caso. A implementação de políticas públicas requer ferramentas adequadas que permitam decisões baseadas em dados. O SIMAPES é uma plataforma de M&A que fornece informações acionáveis para apoiar a política de educação em saúde do Brasil. Este estudo qualitativo utilizou revisão bibliográfica e análise de documentos para examinar o projeto, os recursos, a implementação e os resultados do SIMAPES. Os resultados demonstram que a arquitetura inovadora de dados integrados do SIMAPES apresenta indicadores que permitem avaliações de políticas, assim como identifica lacunas nos serviços, monitora a alocação de recursos e informa o planejamento estratégico adotado. Os benefícios da implementação incluem o fortalecimento das parcerias entre o governo e a academia para a pesquisa em políticas de saúde. Os desafios envolvem a garantia de fluxos de dados confiáveis e padronizados. Conclui-se que o SIMAPES oferece uma arquitetura robusta para dados de políticas de educação em saúde no Brasil, mas sua aplicação efetiva ainda exige esforços coordenados entre as partes interessadas.

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Biografia do Autor

Valéria de Oliveira Lemos Novato, Universidade Federal de Goiás – UFG

 Mestra em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Goias – UFG. Doutora em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Universidade Federal de Goias – UFG.

 

Lilian Ribeiro de Oliveira Simões, Centro Universitário Barão de Mauá

Possuo graduação em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2010). Mestrado em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2014). Doutorado em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2019). Membro do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo (GPublic). Pesquisadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da FIPASE no Supera Parque Tecnológico (2019-2021). Professora de graduação em Administração na Fundação Educacional de Ituverava (FEI/FFCL) e Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Áreas de pesquisa: Administração Pública e Avaliação de Políticas Públicas Sociais: Saúde e Assistência Social. Líder de tema na ANPAD: APB Tema 6 - Organização e Gestão de Serviços Públicos. Pesquisadora no Projeto - Pesquisa, desenvolvimento e implementação do sistema de mapeamento, monitoramento e avaliação em educação na saúde - SIMAPES na Universidade Federal de Goiás (2021). Sou voluntária no Projeto Social Projete o Seu Futuro: conjunto de voluntários e empresas que apoiam jovens do ensino médio para o ingresso na universidade e desenvolvimento de competências e habilidades profissionais. Fui voluntária no Projeto Empodera Mulheres Empreendedoras: parceria entre o grupo Mulheres do Brasil e o Juntas no Supera (2021), o projeto apoia mulheres em vulnerabilidade econômica ou social com capacitações e mentorias. Sou mentora voluntária na Turma 4 (2022) e na Turma 6 (2023) da Alumna, trata-se de uma rede para desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empregabilidade de jovens mulheres. 

Marco Antonio Catussi Paschoalotto, Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho e Pesquisador no Centro de Investigação em Ciência Política (CICP)

Mestre em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP. Doutor em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP.

Vicente da Rocha Soares Ferreira, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE. Campus Samambaia

Formação Profissional: Administração, Doutor. Cargo e Instituição a qual está vinculado: PPGADM/FACE/UFG

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Publicado

15-10-2024

Como Citar

1.
de Oliveira Lemos Novato V, Simões LR de O, Catussi Paschoalotto MA, da Rocha Soares Ferreira V. Fortalecimento da Implementação de Políticas de Educação em Saúde no Brasil Por Meio de Plataformas de Monitoramento e Avaliação. Rev. G&S [Internet]. 15º de outubro de 2024 [citado 19º de dezembro de 2024];15(2):200-14. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/54827