Fortalecimento da Implementação de Políticas de Educação em Saúde no Brasil Por Meio de Plataformas de Monitoramento e Avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rgs.v15i2.54827

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação em Saúde, Avaliação em Saúde, Gestão da Informação em Saúde

Resumo

Este estudo discute o uso de plataformas de monitoramento e avaliação (M&A) para fortalecer a implementação de políticas públicas de educação em saúde, apresentando o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (SIMAPES) do Brasil como um estudo de caso. A implementação de políticas públicas requer ferramentas adequadas que permitam decisões baseadas em dados. O SIMAPES é uma plataforma de M&A que fornece informações acionáveis para apoiar a política de educação em saúde do Brasil. Este estudo qualitativo utilizou revisão bibliográfica e análise de documentos para examinar o projeto, os recursos, a implementação e os resultados do SIMAPES. Os resultados demonstram que a arquitetura inovadora de dados integrados do SIMAPES apresenta indicadores que permitem avaliações de políticas, assim como identifica lacunas nos serviços, monitora a alocação de recursos e informa o planejamento estratégico adotado. Os benefícios da implementação incluem o fortalecimento das parcerias entre o governo e a academia para a pesquisa em políticas de saúde. Os desafios envolvem a garantia de fluxos de dados confiáveis e padronizados. Conclui-se que o SIMAPES oferece uma arquitetura robusta para dados de políticas de educação em saúde no Brasil, mas sua aplicação efetiva ainda exige esforços coordenados entre as partes interessadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria de Oliveira Lemos Novato, Universidade Federal de Goiás – UFG

 Mestra em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Goias – UFG. Doutora em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Universidade Federal de Goias – UFG.

 

Lilian Ribeiro de Oliveira Simões, Centro Universitário Barão de Mauá

Possuo graduação em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2010). Mestrado em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2014). Doutorado em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2019). Membro do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo (GPublic). Pesquisadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da FIPASE no Supera Parque Tecnológico (2019-2021). Professora de graduação em Administração na Fundação Educacional de Ituverava (FEI/FFCL) e Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Áreas de pesquisa: Administração Pública e Avaliação de Políticas Públicas Sociais: Saúde e Assistência Social. Líder de tema na ANPAD: APB Tema 6 - Organização e Gestão de Serviços Públicos. Pesquisadora no Projeto - Pesquisa, desenvolvimento e implementação do sistema de mapeamento, monitoramento e avaliação em educação na saúde - SIMAPES na Universidade Federal de Goiás (2021). Sou voluntária no Projeto Social Projete o Seu Futuro: conjunto de voluntários e empresas que apoiam jovens do ensino médio para o ingresso na universidade e desenvolvimento de competências e habilidades profissionais. Fui voluntária no Projeto Empodera Mulheres Empreendedoras: parceria entre o grupo Mulheres do Brasil e o Juntas no Supera (2021), o projeto apoia mulheres em vulnerabilidade econômica ou social com capacitações e mentorias. Sou mentora voluntária na Turma 4 (2022) e na Turma 6 (2023) da Alumna, trata-se de uma rede para desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empregabilidade de jovens mulheres. 

Marco Antonio Catussi Paschoalotto, Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho e Pesquisador no Centro de Investigação em Ciência Política (CICP)

Mestre em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP. Doutor em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP.

Vicente da Rocha Soares Ferreira, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE. Campus Samambaia

Formação Profissional: Administração, Doutor. Cargo e Instituição a qual está vinculado: PPGADM/FACE/UFG

Referências

Hill M, Hupe P. Implementing public policy: an introduction to the study of operational government. London: Sage; 2002.

Gil-Garcia JR, Guler A, Pardo TA, Burke GB. Trust in government cross-boundary information sharing initiatives: identifying the determinants. In: Proceedings of the 43rd Hawaii International Conference on System Sciences [Internet]; 2010 jan. 5-8; Honolulu. [Online]: IEEE; 2010 [citado em 2024 jul. 14]. Disponível em: https://doi.org/10.1109/HICSS.2010.411

Sousa MJ, Rocha A, Sousa M. Digital and innovation policies in the health sector. In: Proceedings of the European Conference on Knowledge Management [Internet]; 2019 set.; Lisboa. [Online]: ECKM; 2019 [citado em 2024 jul. 14]. Disponível em: https://shorturl.at/kTBml

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria GM/MS nº 4.529, de 21 de dezembro de 2022. Institui o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde - SIMAPES, para viabilizar a coleta, análise e disponibilização de informações pertinentes à educação em saúde no Brasil. Diário Oficial da União [Internet]. 2022 dez. 23 [citado em 2024 jul. 14];242(seção 1):197. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-4.529-de-21-de-dezembro-de-2022-453139617

Elmore RF. Instruments and strategy in public policy. Rev Policy Res [Internet]. 1987 [citado em 2024 jul. 14];7(1):174-186. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1541-1338.1987.tb00036.x

Brasil. Ministério da Saúde. Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde. Sobre o SIMAPES [Internet]. [Online]: SIMAPES; 2023 [citado em 2024 jul. 14]. Disponível em: https://simapes.org.br/

Pagotto DP, Oliveira DS, Marques WS, Ferreira VRS, Azevedo VN, Borges CV Júnior. Inovação em saúde: a implementação de um data lake para o armazenamento, sistematização e disponibilização de dados em saúde no Brasil. In: Anais do 46º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração [Internet]; 2022 set. 21-23; Online. [Online]: ANPAD; 2022 [citado em 2024 jul. 14]. Disponível em: http://anpad.com.br/uploads/articles/120/approved/da0dba87d95286d836e37ca60ab1e734.pdf

Jannuzzi PM. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 6. ed. Campinas: Alínea; 2009.

Trevisan AP, Bellen HM. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Rev Adm Pública [Internet]. 2008 [citado em 2024 jul. 14];42(3):529-550. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000300005

Dias HS, Lima LD, Teixeira M. A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2013 [citado em 2024 jul. 14];18(6):1613-1624. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600013

Cardoso MLM, Costa PP, Costa DM, Xavier C, Souza RMP. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nas escolas de saúde pública: reflexões a partir da prática. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2017 [citado em 2024 jul. 14];22(5):1489-1500. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.33222016

Silva CBG, Scherer MDA. A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão de atores que a constroem. Interface [Internet]. 2020 [citado em 2024 jul. 14];(24):e190840. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.190840

Creswell JW. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 4th ed. London: Sage Publications; 2014.

Handcock MS, Gile KJ. Comment: on the concept of snowball sampling. Sociol Methodol [Internet]. 2011 [citado em 2024 jul. 14];41(1):367-371. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-9531.2011.01243.x

Nosova S, Norkina A, Makar S, Fadeicheva G. Digital transformation as a new paradigm of economic policy. Procedia Comput Sci [Internet]. 2021 [citado em 2024 jul. 14];192:657-665. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.06.077

Loonsk JW, McGarvey SR, Conn LA, Johnson J. The Public Health Information Network (PHIN) preparedness initiative. J Am Med Inform Assoc [Internet]. 2006 [citado em 2024 jul. 14];13(1):1-4. Disponível em: https://doi.org/10.1197/jamia.M1815

Till A, Krishnan DB, Gibson R, Hobkirk M, Somerfield D, Crimlisk H. The royal college of psychiatrists’ leadership and management fellow scheme. BJPsych Bull [Internet]. 2022 [citado em 2024 jul. 14];46(3):168-173. Disponível em: https://doi.org/10.1192/bjb.2021.31

Crumpton CD, Roche J. Development of medical school courses in Canada: preliminary report. [Online]: SIMAPES; 2021 jan. 28 [citado em 2024 jul. 14]. Disponível em: https://shorturl.at/jDESM.

Downloads

Publicado

15-10-2024

Como Citar

1.
de Oliveira Lemos Novato V, Simões LR de O, Catussi Paschoalotto MA, da Rocha Soares Ferreira V. Fortalecimento da Implementação de Políticas de Educação em Saúde no Brasil Por Meio de Plataformas de Monitoramento e Avaliação. Rev. G&S [Internet]. 15º de outubro de 2024 [citado 18º de novembro de 2024];15(2):200-14. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/54827