A preceptoria em um programa de residência multiprofissional em oncologia:

carências e dificuldades

Autores

  • Ismar Lima Cavalcanti Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
  • João Mauricio Brambati Sant'Ana Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

Palavras-chave:

Preceptoria, Oncologia/educação, Internato e Residência

Resumo

A preceptoria de residência tem papel determinante na formação em saúde, uma vez que promove a integração da teoria à prática em situações clínicas reais. Este estudo, transversal de natureza descritivo-exploratória, teve como objetivo explicitar os conceitos e práticas dos preceptores do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia (PRMPO) do INCA, bem como suas carências e dificuldades para o exercício da preceptoria. Foram utilizadas como fonte de dados, as informações obtidas por meio de questionário estruturado autoaplicável, não obrigatório e anônimo respondido pelos coordenadores de área profissional componente do programa e pelos preceptores, durante o ano de 2012. Os resultados indicam que há um conceito geral de preceptoria que coincide com as definições tradicionais e que as carências e dificuldades da preceptoria na residência multiprofissional podem ser reunidas em duas principais vertentes: a falta de capacitação didático-pedagógica e ausência de definição institucional formal sobre a atividade de preceptoria, enquanto atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismar Lima Cavalcanti, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

Doutor em Medicina. Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil. Médico do Ministério da Saúde com atuação no Núcleo de Assuntos Educacionais da Coordenação de Educação do INCA. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

João Mauricio Brambati Sant'Ana, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

Mestre em Saúde Pública. Docente do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia e Tecnologista de Ensino do Núcleo de Assuntos Educacionais da Coordenação de Educação do INCA. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Referências

, ,

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
Cavalcanti IL, Sant’Ana JMB. A preceptoria em um programa de residência multiprofissional em oncologia:: carências e dificuldades. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];5(3):pag.1045-1054. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/486

Edição

Seção

Artigos Originais