Análise do Método Fast Track
Melhorias nos Serviços de Emergência durante a crise sanitária de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/rgs.v15i1.47466Palavras-chave:
Lean Healthcare, Emergência, Gestão em Saúde, Mineração de Dados, COVID-19Resumo
Superlotação em serviços de emergência têm sido um grave problema de saúde pública em todos os continentes e têm se agravado com a crise sanitária da COVID-19. Por meio de uma parceria entre órgãos públicos, foi possível executar os Projetos Lean nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) em dois ciclos consecutivos, nos quais implementou-se o Método Fast Track (Gestão do Fluxo do Paciente). Neste estudo de intervenção, buscou-se responder questões norteadoras com mineração de dados das 1.793 melhorias (Boas Práticas - Kaizens) com o Método Fast Track. Objetivou-se analisar a implementação do método Fast Track nas UPAs 24h. Os resultados apontam para a classificação de risco como alvo de melhorias em relação às medidas de proteção dos pacientes e equipes no ciclo 1. No ciclo 2, as melhorias realizadas contemplaram o processo de trabalho e a gestão visual para reduzir o tempo de espera pelo atendimento. Concluiu-se através da análise com a mineração de dados, que foram respondidas as questões norteadoras e a implementação. do Método Fast Track contribuiu com a redução do tempo de permanência dos pacientes e diminuiu as aglomerações, em especial aquelas causadas por pacientes com baixa acuidade.
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