Programas de promoção da saúde do trabalhador e suas influências:

uma revisão de literatura

Autores

  • Paulo Sérgio Cardoso da Silva Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGSC/UFSC- Florianópolis, Santa Catarina.

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Promoção da saúde, Serviços de saúde do trabalhador, Revisão sistemática, Gestão de pessoas, Programas de promoção de saúde

Resumo

Objetivos: Verificar na literatura especializada estudos sobre os Programas de Promoção da Saúde do Trabalhador (PPST), identificando suas influências nas organizações e na qualidade de vida dos trabalhadores. Métodos: Revisão sistemática nas bases PUBMED e SciELO, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados de janeiro de 2000 a janeiro de 2012, contendo duas etapas de pesquisa. Na primeira utilizou-se como descritores “occupational health AND health promotion”, resultando em 406 artigos. A segunda utilizou como descritores o cruzamento das palavras-chave encontradas na etapa anterior. Após criteriosa análise e inclusão de artigos sugeridos por experts na área, selecionou-se 27 estudos. Resultados: 59,3% dos estudos foram publicados entre 2008-2012, sendo 63% deles no Brasil. O delineamento mais encontrado foram as revisões e o PPST mais recorrente foram as campanhas/programas. Nos trabalhadores foi verificado, dentre outros ganhos, a melhoria da saúde e qualidade da vida, já nas organizações a melhora da produtividade e do absenteísmo. Poucas desvantagens foram encontradas. Conclusão: Verificou-se um aumento no número de publicações sobre o tema, entretanto os PPST ainda são apresentados de forma segmentada. Poucos estudos mostraram as desvantagens da implementação dos PPST, sugerindo um viés de publicação. Contudo, recomendam-se mais estudos abordando esta temática.

Descritores: saúde do trabalhador, promoção da saúde, serviços de saúde do trabalhador, revisão sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Cardoso da Silva, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGSC/UFSC- Florianópolis, Santa Catarina.

Especialista em Fisiologia do Exercício (UGF); MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UGF);Mestre em Saúde Coletiva (UFSC)

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

1.
da Silva PSC. Programas de promoção da saúde do trabalhador e suas influências:: uma revisão de literatura. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 18º de abril de 2021];5(2):pag. 727-752. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/466

Edição

Seção

Artigos de Revisão