Plano diretor de atenção primária à saúde em Minas Gerais e a produção científica
Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, planos e programas de saúde, política de saúdeResumo
Este trabalho objetivouidentificar os estudos realizados sobre o Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde a partir do ano de 2003. Realizou-se um estudo bibliográfico nas bases dedados MEDLINE, LILACS, SCIELO, BDENF e Google acadêmico. Os resultados estãodetalhados em quadros e foram discutidos a partir de quatro temas. O PlanoDiretor de Atenção Primária à Saúde é uma estratégia inovadora e audaciosa nareorganização da atenção primária nos municípios mineiros. Conferiu aosparticipantes uma importante oportunidade de qualificação profissional. Asdificuldades na sua implantação superaram as potencialidades e se fizerampresentes na maioria dos municípios pesquisados. Dentre os principais desafiospara a sua efetivação destaca-se a falta de motivação profissional ecredibilidade por parte de alguns envolvidos neste processo. A literatura poucoavançou nesta temática, e esperamos que novas pesquisas sejam realizadas deforma a contribuir com os estudos de avaliação de políticas públicas e emespecial na recondução e consolidação deste plano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).