Segurança do paciente:

elaboração de um checklist para administração segura de medicamentos pela equipe de enfermagem.

Autores

  • Roberta Aparecida Mendes Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
  • Renata Maria Silva Pereira Enfermeira Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
  • Thaís Oliveira da Silva Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
  • Thaís Raimundo Evangelista Acadêmica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
  • Daniela Santos Lourenço Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
  • Maria Regina Martinez Professora Doutora do curso de Medicina e da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Farmacovigilância, Enfermagem, Gerenciamento de riscos, Acreditação hospitalar

Resumo

A Organização Mundial de Saúde (OMS), dentre outras organizações, tem revelado um alto índice de erros de medicação nas instituições de saúde. A farmacovigilância tende a prevenir tais erros e tem sido uma estratégia de gerenciamento de riscos para a efetivação da segurança nesses ambientes. Em hospitais que buscam acreditação nível 2, o gerenciamento de seus processos deve estar documentado, e faz parte da assistência farmacêutica acompanhar todos os mesmos, desde a dispensação até a efetiva administração do fármaco. Diante da necessidade observada pelo hospital estudado localizado em um município de médio porte de Minas Gerais, foi proposta ao Programa Universitário Observatório de Gestão Hospitalar a criação de um instrumento para uma possível adequação institucional como um requisito exigido pelo processo de acreditação hospitalar nível 2. A partir de um levantamento na literatura científica, foi elaborado um checklist para administração segura de medicamentos pela equipe de enfermagem com 15 passos, a serem verificados e documentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Mendes RA, Pereira RMS, Silva TO da, Evangelista TR, Lourenço DS, Martinez MR. Segurança do paciente:: elaboração de um checklist para administração segura de medicamentos pela equipe de enfermagem. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];7(3):Pág. 1216-1235. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3636

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)