Aplicabilidade das ferramentas da qualidade nos processos dos serviços de saúde
uma revisão integrativa (2010-2020)
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v13i02.46283Palavras-chave:
Gestão da Qualidade Total;, Ferramentas da Qualidade;, Processos em Saúde.Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de descrever como as ferramentas da qualidade são aplicadas aos processos dos serviços de saúde. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio de busca em bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram: “gestão da qualidade”; “gestão da qualidade total”; “qualidade da assistência em saúde”; e “ferramentas da qualidade”. Foram incluídos artigos publicados no período de 2010 a 2020, disponíveis na íntegra, em língua portuguesa. Foram excluídas teses e dissertações, bem como aqueles artigos que não contemplaram a questão norteadora. Os achados mostraram que as ferramentas da qualidade são apresentadas de forma a auxiliar os gestores no alcance dos objetivos e que o sucesso da aplicabilidade dessas ferramentas depende de quão bem os profissionais conhecem o próprio processo de trabalho e como utilizam as ferramentas para esse fim. Além disso, ficou evidenciado que há necessidade de maiores investimentos em estudos que tenham por objetivo explorar as potencialidades e as fragilidades dessas ferramentas, assim como em educação permanente de todos os colaboradores, uma vez que a melhoria da qualidade está relacionada ao comprometimento de toda a organização e requer uma mudança na cultura organizacional, que é um desafio permanente.
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