Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal
Palavras-chave:
Educação, Ensino de Ciências, Deficiência visualResumo
A deficiência visual é uma limitação que ocorre na parte sensorial da visão, podendo ser classificada como cegueira, baixa visão ou visão subnormal. Os portadores de deficiência visual possuem direitos garantidos de estudar em escolas regulares de ensino ou em escolas especiais. Por este motivo, é necessária uma didática diferenciada para que a aprendizagem do aluno deficiente visual aconteça de forma eficaz e garantir a inclusão educacional dentro da escola. O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente o ensino de Ciências Biológicas para deficientes visuais em escolas do Distrito Federal, observando a instituição, os professores e os alunos deficientes visuais. O trabalho foi realizado com a utilização de entrevistas semiestruturadas analisadas epistemologicamente. Os resultados mostraram que as instituições não possuem estruturas físicas adequadas; os professores de Biologia não possuem qualificações necessárias; os professores das salas de recursos estão aptos para atender deficientes visuais, mesmo que os recursos não sejam suficientes, e os alunos não compreendem todos os benefícios que poderiam ter. Portanto, é necessário adaptar o modo de ensino e os materiais didáticos para que haja um melhor ensino para os alunos deficientes visuais e assim garantir aprendizagem adequada para todos os alunos dentro de uma mesma instituição educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).