Avaliação clínica estruturada

Autores

  • Arabela Maria Barbosa Sampaio Universidade Federal de Goiás
  • Silvia Cristina Marques Nunes Pricinote
  • Edna Regina Silva Pereira

Resumo

O mundo vive profundas modificações na área do conhecimento, da tecnologia, do sócio político e não poderia permanecer estático, na área da saúde. Requer-se um novo perfil de profissional, cuja prática seja pautada na ética, no rigor científico, na integralidade, na cidadania e na promoção de saúde e que desenvolva competências além de atenção em saúde como tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. Não existe um único método de avaliação capaz de atingir todos estes elementos (conhecimentos, habilidades e atitudes), entende-se que apenas a combinação de métodos é capaz de produzir os resultados esperados da avaliação. Como alternativa, as avaliações clínicas estruturadas, baseadas na observação “do fazer ou do demonstrar como se faz”, objetivando a avaliação. Na perspectiva de promover uma visão dos métodos avaliativos que vem sendo utilizado na educação em saúde, pretende-se neste artigo, de revisão de literatura, oferecer ao leitor uma descrição geral e diversificada, de métodos de avaliação clinica estruturada, enfatizando o Exame Clínico Objetivo Estruturado, o mais difundido no Brasil, almejando oportunizar, que mais profissionais da área de saúde possam conhecer e fazer uso desta ferramenta avaliativa.

Descritores: Avaliação Educacional, Avaliação em Saúde, Educação Baseada em Competência, Educação Superior.

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Biografia do Autor

Arabela Maria Barbosa Sampaio, Universidade Federal de Goiás

Mestrado Profissional em Ensino na saúde

Silvia Cristina Marques Nunes Pricinote

Medica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da UFG, especialista em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, docente do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA ”“ Anápolis - GO e discente do Programa de Mestrado em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFG

Edna Regina Silva Pereira

Professora Associado Faculdade de Medicina da UFG, Departamento de Clínica Médica. Doutora em Nefrologia pela Universidade São Paulo ”“ SP. Fellow e Instrutora Nacional do Programa:Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER) ”“ Instituto Brasil

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Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Sampaio AMB, Nunes Pricinote SCM, Pereira ERS. Avaliação clínica estruturada. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 7º de novembro de 2024];5(2):pag. 410-417. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/438

Edição

Seção

Artigos Originais