Construção do controle social no municipio de Feira de Santana ”“ Bahia:

o processo de descentralização

Autores

  • Paulo Roberto Lima Falcão do Vale Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Sistema Único de Saúde, Controle Social

Resumo

O reconhecimento do brasileiro como cidadão tende a abrir espaços de construção democrática, de maneira que com este princípio organizativo a sociedade passa a participar efetivamente das ações do Estado. Destarte, o objetivo da pesquisa é compreender o processo de implantação dos conselhos locais de saúde no município. O estudo tem caráter descritivo e exploratório, utilizando de dados secundários colhidos através de analise documental. O período de coleta de dados iniciou no mês de setembro de 2012 até janeiro de 2013. O projeto de lei (PL) que disponha sobre a implantação dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) foi aprovado em 1999, entretanto no ano seguinte a cidade sofre um retrocesso no controle social quando, após nova gestão municipal, o mesmo PL foi revogado. O ápice das discussões foi a VI Conferência Municipal de Saúde momento em que se fortalece a ideia de implantação dos CLS no município. Em 2006 propõe-se a elaboração de uma norma complementar para garantir a inclusão desse evento no plano municipal de saúde. Processualmente, as próximas ações são de atualizações dos novos conselheiros e expansão dos CLS pelas comunidades. Concluímos que o empoderamento técnico e político dos conselheiros são essenciais para responder aos anseios da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Lima Falcão do Vale, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família. Área de atuação voltada para saúde coletiva e temas como controle social e gestão participativa.

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
Vale PRLF do. Construção do controle social no municipio de Feira de Santana ”“ Bahia:: o processo de descentralização. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 26º de abril de 2024];5(2):pag. 381-397. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/435

Edição

Seção

Artigos Originais