“Eu estou me sentindo esgotada”
o trabalho de professoras e professores na pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v12i02.38766Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador, Professores, Pandemia por COVID-19, Saúde Mental, Condições de TrabalhoResumo
Este estudo possui o objetivo de analisar a organização, as condições e as vivências de trabalho de professoras e professores do Brasil durante a pandemia da covid-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva de metodologia mista. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado de modo on-line. Os dados foram analisados através de estatística simples e análise temática. Participaram da pesquisa 61 professores e professoras, com idade média de 42,7 anos. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa estão trabalhando mais, realizando mais horas extras, fazendo mais atividades domésticas e cumprindo os mesmos ou até mais prazos e metas. Sintomas autodeclarados associados a depressão como tristeza, desânimo, desesperança, cansaço e exaustão também foram identificados. Concluiu-se que os professores e professoras brasileiras estão vivenciando uma intensificação da precarização da organização e das condições do trabalho no contexto da pandemia, demandando políticas públicas imediatas de saúde e proteção trabalhista e social.
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