“Eu estou me sentindo esgotada”

o trabalho de professoras e professores na pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v12i02.38766

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Professores, Pandemia por COVID-19, Saúde Mental, Condições de Trabalho

Resumo

Este estudo possui o objetivo de analisar a organização, as condições e as vivências de trabalho de professoras e professores do Brasil durante a pandemia da covid-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva de metodologia mista. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado de modo on-line. Os dados foram analisados através de estatística simples e análise temática. Participaram da pesquisa 61 professores e professoras, com idade média de 42,7 anos. Os resultados apontaram que os participantes da pesquisa estão trabalhando mais, realizando mais horas extras, fazendo mais atividades domésticas e cumprindo os mesmos ou até mais prazos e metas. Sintomas autodeclarados associados a depressão como tristeza, desânimo, desesperança, cansaço e exaustão também foram identificados. Concluiu-se que os professores e professoras brasileiras estão vivenciando uma intensificação da precarização da organização e das condições do trabalho no contexto da pandemia, demandando políticas públicas imediatas de saúde e proteção trabalhista e social.

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Biografia do Autor

Karine Vanessa Perez, Universidade de Santa Cruz do Sul

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social e Institucional, Pós-doutoranda em Psicologia (Université du Québec à Montréal (UQAM).  Professora do Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Bruno Chapadeiro Ribeiro, Universidade Metodista de São Paulo

Psicólogo, Pós-doutorando em Saúde Coletiva (EPM-Unifesp), Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (PPGPS/UMESP)

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

1.
Giongo CR, Perez KV, Ribeiro BC. “Eu estou me sentindo esgotada”: o trabalho de professoras e professores na pandemia COVID-19. Rev. G&S [Internet]. 31º de agosto de 2021 [citado 26º de dezembro de 2024];12(02):144-60. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/38766

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa