Pré-qualificação de fornecedores e padronização de marcas na Saúde Pública Brasileira:

um estudo exploratório

Autores

  • Camila Ganeff Ribeiro Moraes CEFET-RJ
  • Karina Yasmin Ferreira Silva de Decco CEFET-RJ
  • Raquel Gonçalves Coimbra Flexa CEFET-RJ

Palavras-chave:

Gestão Pública, Saúde Pública, Compras Públicas

Resumo

O objetivo desse artigo é realizar uma análise exploratória de modelos de pré-qualificação e padronização de marcas em unidades de saúde pública no Brasil. Para isso, foi realizado um estudo de caso múltiplo, em três instituições públicas da esfera federal do setor de saúde, para identificação de semelhanças e diferenças entre os procedimentos adotados, através da realização de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Entre os resultados encontrados, pode-se destacar i) a existência de uma análise documental, tanto do ponto vista da regularidade cadastral da empresa quanto do ponto de vista da regularidade sanitária do produto; ii) uma análise técnica de amostras e das condições de fabricação do fornecedor; iii) a forte relação entre esses processos e as ações de pré e pós-mercado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, iv) a formalização de unidades organizacionais dedicadas a essa atividade e v) as formas distintas de entendimento das organizações quanto aos conceitos de pré-qualificação de fornecedores e padronização de marcas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Gonçalves Coimbra Flexa, CEFET-RJ

Raquel Flexa ossui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2005). Atualmente é Professora Assistente de Magistério Superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Departamento de Engenharia de Produção e é doutoranda no Programa de Engenharia de Produção e Sistemas do CEFET-RJ. Tem experiência na áreas de Gestão Pública, Gestão de Operações em Saúde e Gestão de Operações. 

Downloads

Como Citar

1.
Moraes CGR, Decco KYFS de, Flexa RGC. Pré-qualificação de fornecedores e padronização de marcas na Saúde Pública Brasileira:: um estudo exploratório. Rev. G&S [Internet]. 30º de maio de 2017 [citado 19º de abril de 2024];8(2):302-17. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3729

Edição

Seção

Artigos Originais