Perfil de atendimento em Prontos Socorros:
o caso do Hospital Sagrado Coração de Jesus de Anaurilândia - MS
Resumo
O objetivo desse trabalho é descrever o perfil de atendimento aos pacientes atendidos no pronto socorro do Hospital Sagrado Coração de Jesus de Anaurilândia, Mato Grosso do Sul, Brasil. Para cumprir esse objetivo, foram coletados os dados de 280 prontuários médicos de atendimento realizados no mês de abril de 2015. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, aplicada à s variáveis sociodemográficas e de atendimento. Como principal resultado aponta-se que, o pronto socorro está sendo procurado por pacientes que em sua maioria não se encontram em situação de risco ou atendimento imediato (81% dos pacientes), contrariando o significado de urgência ou emergência característico de um pronto socorro. Conhecer o perfil de atendimento dos pacientes que procuram o pronto socorro pode auxiliar os gestores na elaboração de planos de ação mais ajustados, tendo em vista que, a maioria dos atendimentos poderia ser resolvida em nível básico de atendimento à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).