Oficinas de formação de multiplicadores da qualidade de laboratórios de pesquisa de uma instituição de saúde

Autores

  • Ivanete Milagres Presot Centro de Pesquisas René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz
  • Helena Maria Campos
  • Celina Maria Modena

Resumo

Descreve-se a experiência de formação de multiplicadores da qualidade de laboratórios de pesquisa de uma instituição pública de saúde, com apresentação do delineamento e resultados das oficinas. A metodologia utilizada foi a de oficinas em dinâmica de grupo ancorada nas teorias da psicologia de grupos, nos grupos operativos de Pichon Rivière e na educação transformadora e libertadora de Paulo Freire. As oficinas constituíram-se em espaços de promoção da aprendizagem incluindo a participação coletiva e a interdisciplinaridade e foram realizadas reconhecendo as necessidades dos profissionais, promovendo a aprendizagem e o desenvolvimento do grupo para atuarem como multiplicadores da qualidade nos laboratórios da instituição. Durante o processo as atividades foram desenvolvidas a partir da experiência dos profissionais, da apropriação de novos conceitos e do estímulo e orientação dos coordenadores. Os resultados obtidos com essas oficinas demonstraram um aprendizado significativo em relação aos conteúdos teóricos discutidos. Os indicadores do processo grupal permitiram reavaliar e adaptar as ações desenvolvidas a cada encontro. A avaliação final das oficinas, pelos participantes, obteve um índice de 97%. As oficinas revelaram-se como uma estratégia eficaz para o aprendizado em gestão da qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Milagres Presot, Centro de Pesquisas René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Educação em Saúde e AmbienteEstudante de doutorado

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Presot IM, Campos HM, Modena CM. Oficinas de formação de multiplicadores da qualidade de laboratórios de pesquisa de uma instituição de saúde. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];4(4):pag. 1300-1313. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/356

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa