Percepção das equipes de saúde da família sobre a implantação da política saúde do homem

Autores

  • Tayani Campos Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso
  • Áurea Christina Paula Correa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira Fraga UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Luanna Arruda e Silva Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Atenção primária a saúde, Enfermagem

Resumo

Com o objetivo de promover a assistência integral à saúde do homem, visando reduzir as taxas de morbimortalidade masculina o Ministério da Saúde (MS), em 2009, lançou a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem - PNAISH, tendo a atenção primária como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), privilegiando a Estratégia de Saúde da Família, como modelo assistencial para o atendimento das necessidades da população masculina. Objetivo: Trata-se de um estudo exploratório com objetivo de conhecer as percepções de trabalhadores de duas equipes de Unidades de Saúde da Família em relação ao processo de implantação da PNAISH. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Resultados: Dentre os principais resultados observados destacam-se as escassas ações com vistas a atender as necessidades da população masculina. Estas poucas ações centram-se na perspectiva curativista baseada no modelo biomédico. Conclusão: Nesse sentido, faz-se necessário que as equipes de saúde que trabalham na atenção primária, nível selecionado para implementação da PNAISH, sejam envolvidos e capacitados para que possam desenvolver em suas unidades estratégias inclusivas para a população masculina a fim de melhor atender suas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayani Campos Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso.

Áurea Christina Paula Correa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP- São Paulo (SP), Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ”“ Cuiabá (MT), Brasil.

Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira Fraga, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMT. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMT e Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Serviço de Psicologia Aplicada. Interessada nos estudos dos temas que envolvem a Enfermagem, Saúde do Homem, Saúde e reprodução sexual e epidemiologia.

Luanna Arruda e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso.

Downloads

Como Citar

1.
Rodrigues TC, Correa Áurea CP, Fraga JCAX de O, Silva LA e. Percepção das equipes de saúde da família sobre a implantação da política saúde do homem. Rev. G&S [Internet]. 29º de julho de 2016 [citado 20º de abril de 2024];(supl.):Pág. 906-925. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3557

Edição

Seção

Artigos Originais