Dimensionamento de pessoal de uma unidade de internação cirúrgica

Autores

  • Meiriele Tavares Araujo Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Angelina Vidal Baia Henriques Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Isabela Silva Câncio Velloso Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Claudia Ferreira de Queiroz Hospital Regional de Betim-MG
  • Angela Maria Rodrigues dos Santos Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão, Enfermagem, Recursos Humanos

Resumo

Objetivo: analisar o dimensionamento de pessoal de enfermagem de uma unidade de internação cirúrgica de um Hospital Público Regional da Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG. Contextualização: planejar e organizar um serviço de saúde que funcione em conformidade com os padrões de qualidade exigidos, é um desafio contínuo para os gestores. O dimensionamento de pessoal de enfermagem, enquanto instrumento de planejamento, possibilita determinar o quantitativo e o qualitativo de profissionais requeridos para a prestação de cuidados com garantia da qualidade do serviço. Método: estudo de caso descritivo, prospectivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu através de questionários preenchidos com dados dos prontuários, utilizou-se o Programa Stata12 para o cálculo das variáveis média, desvio padrão e mediana. Resultados: houve predomínio de pacientes que demandaram cuidados intermediários e cuidados de alta dependência. Identificou-se um total de horas de enfermagem igual a 280,83 horas, com média de 6,38 horas/paciente. Necessidade de 23 profissionais de enfermagem para 12 horas de assistências (8 enfermeiros e 15 técnicos), número superior ao disponível na unidade. Conclusão: Foi possível traçar um perfil da unidade e dos pacientes internados, bem como conhecer o dimensionamento de pessoal de enfermagem previsto para a unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meiriele Tavares Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira Intensivista, Doutora e Mestre em Enfermagem pela UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da UFMG.

Angelina Vidal Baia Henriques, Universidade Federal de Minas Gerais.

Bacharel em Gestão de Serviços de Saúde pela UFMG.

Isabela Silva Câncio Velloso, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira, Doutora e Mestre em Enfermagem pela UFMG. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da UFMG.

Claudia Ferreira de Queiroz, Hospital Regional de Betim-MG

Enfermeira. Coordenadora de Enfermagem do Hospital Público Regional de Betim-MG.

Angela Maria Rodrigues dos Santos, Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Especialista em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva da FCMMG. Coordenadora de Enfermagem do Instituto Alfa do Hospital das Clinicas da UFMG.

Downloads

Como Citar

1.
Araujo MT, Henriques AVB, Velloso ISC, Queiroz CF de, Santos AMR dos. Dimensionamento de pessoal de uma unidade de internação cirúrgica. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 20º de abril de 2024];7(2):Pág. 650-669. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3519

Edição

Seção

Artigos Originais