Desafios contemporâneos para a gestão em saúde:

reflexões sobre as contribuições da enfermagem

Autores

  • Denis Iaros Silva da Silva Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil).

Palavras-chave:

Gestão, Enfermagem, Políticas de Saúde

Resumo

O presente texto tem por objeto a reflexão sobre desafios das práticas e gerenciamento em saúde na atualidade, abordando alguns aspectos quanto ao gerenciamento do cuidado, a segurança dos pacientes, modelos de gerenciamento, sistemas de informação, enfatizando o papel do enfermeiro nas diversas situações. A mudança na maneira do enfermeiro colocar em prática o seu trabalho, na busca de aproximar a assistência e a gerência, poderá promover a ampliação de sua visibilidade profissional. Além disso, essa mudança mais articulada na atuação poderá aperfeiçoar e otimizar as boas práticas em saúde. Muitos ainda são os desafios para a construção de um modelo de processo de trabalho de enfermagem e de gestão em saúde que valorize mais a atuação do enfermeiro e dos demais profissionais da equipe de enfermagem, assim como são muitos os desafios para que se atinja um modelo que adquira a capacidade de abraçar as necessidades em saúde da sociedade contemporânea.

 Descritores: Gerência; Enfermagem; Administração dos Cuidados ao Paciente; Cuidados de Enfermagem; Gerenciamento de Segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Iaros Silva da Silva, Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil).

Enfermeiro Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME. Mestrando em Enfermagem ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeiro do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Downloads

Como Citar

1.
Silva DIS da. Desafios contemporâneos para a gestão em saúde:: reflexões sobre as contribuições da enfermagem. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 26º de abril de 2024];7(1):Pág. 441-453. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3466

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)