Desafios contemporâneos para a gestão em saúde:
reflexões sobre as contribuições da enfermagem
Palavras-chave:
Gestão, Enfermagem, Políticas de SaúdeResumo
O presente texto tem por objeto a reflexão sobre desafios das práticas e gerenciamento em saúde na atualidade, abordando alguns aspectos quanto ao gerenciamento do cuidado, a segurança dos pacientes, modelos de gerenciamento, sistemas de informação, enfatizando o papel do enfermeiro nas diversas situações. A mudança na maneira do enfermeiro colocar em prática o seu trabalho, na busca de aproximar a assistência e a gerência, poderá promover a ampliação de sua visibilidade profissional. Além disso, essa mudança mais articulada na atuação poderá aperfeiçoar e otimizar as boas práticas em saúde. Muitos ainda são os desafios para a construção de um modelo de processo de trabalho de enfermagem e de gestão em saúde que valorize mais a atuação do enfermeiro e dos demais profissionais da equipe de enfermagem, assim como são muitos os desafios para que se atinja um modelo que adquira a capacidade de abraçar as necessidades em saúde da sociedade contemporânea.
Descritores: Gerência; Enfermagem; Administração dos Cuidados ao Paciente; Cuidados de Enfermagem; Gerenciamento de Segurança.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).