Liderança dos enfermeiros para o século XXI:

uma revisão integrativa.

Autores

  • Denis Iaros Silva da Silva Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil).
  • Denise Tolfo Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Políticas de saúde

Resumo

A liderança deve andar unida ao respeito com o ser humano. Compreendê-la e aprender como ela pode ser mais adequadamente desenvolvida é o princípio para aperfeiçoar-se como líder/administrador. O conhecimento e a atuação profissional exigem novas práticas, novas abordagens e novas perspectivas de desenvolvimento das relações humano-profissionais. Objetivou-se conhecer os papéis, habilidades e significados esperados pelos profissionais de enfermagem de nível médio em relação à liderança dos enfermeiros. Trata-se de uma revisão integrativa de pesquisa, com busca eletrônica realizada no indexador de periódicos SciELO, que visou artigos publicados no período de janeiro de 2004 a dezembro de 2013. Foram encontrados, na amostra de dez artigos analisados, os seguintes papéis e habilidades: Habilidades e papéis relacionais; Estar presente (humanamente e profissionalmente); Senso de justiça; Competência técnica, administrativa e emocional; Competência comunicativa; Motivador; e, Modelo do papel e visão. Em relação aos significados: Humanidade nas relações; Construção coletiva; Canal de comunicação e troca; e, Sensibilidade e tato gerencial. Os resultados deste estudo poderão ampliar o conhecimento dos enfermeiros para o atendimento das necessidades dos profissionais de enfermagem de nível médio e, também, por conseqüência, deverão trazer benefícios para os serviços e instituições.

Descritores: liderança; enfermagem; equipe; gestão em saúde; equipe de enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Iaros Silva da Silva, Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil).

Enfermeiro Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME. Mestrando em Enfermagem ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeiro do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Denise Tolfo Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Enfermeira Doutora em Ciências. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre ”“ Rio Grande do Sul ”“ Brasil).

Downloads

Como Citar

1.
Silva DIS da, Silveira DT. Liderança dos enfermeiros para o século XXI:: uma revisão integrativa. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(2):Pag. 1865-1882. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3029

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)