Índices de infestação predial do Aedes Aegypti por ciclo em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil ”“ 2007 a 2013
Palavras-chave:
Gestão, Políticas de SaúdeResumo
Objetivo: relatar a experiência do coordenador da vigilância em saúde do município de Santa Cruz sobre a série histórica dos índices de infestação predial do Aedes aegypti. Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo do tipo relato de experiência sobre os índices de infestação predial do Aedes aegypti no município de Santa Cruz, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os resultados são derivados dos Levantamentos Rápidos dos Índices de Infestação Por Aedes aegypti (LIRAa), realizados nos anos de 2007 a 2013. Resultados e discussão: Através do LIRAa, tem-se o perfil dos focos do mosquito e, para que haja um controle do Aedes aegypti, o município deve investir na regularização da distribuição de água, no saneamento básico, ações educativas de prevenção e controle, substituição de depósitos, entre outras ações que promovam a redução do índice de infestação do mosquito e, consequentemente, vivenciar novas epidemias. Conclusão: o LIRAa é um instrumento metodológico bastante rico em informações úteis que podem nortear o poder público a desenvolver estratégias de controle vetorial.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).