Dialogando saberes entre universidade e escola:

relato de experiência

Autores

  • Flávia Rayonara Santana da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAÍRI
  • Shirleíze Mariane Pereira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAÍRI
  • José Jailson de Almeida Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAÍRI

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Popular, Cidadania

Resumo

A educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freireano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis.

 

 

 

A educação é um direito n

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

1.
Silva FRS da, Santos SMP, Almeida Júnior JJ de. Dialogando saberes entre universidade e escola:: relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 18º de abril de 2024];:Pag. 2283-2294. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3108

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)