Nascimentos hospitalares de baixo peso no município de Cuiabá no período de 2000 a 2008
Palavras-chave:
recém nascido, baixo peso, Sistemas de InformaçãoResumo
A ocorrência de recém nascidos de baixo peso varia entre os países, sendo, inclusive, um indicador geral de nível de saúde de uma população, por estar altamente associado à s condições socioeconômicas(3). Os recém-nascidos com baixo peso são mais vulneráveis a problemas que aumenta o risco de morbimortalidade (9). Vários fatores podem estar associados ao recém nascido de baixo peso, entre eles, mães com menos de 20 anos ou mais de 35 anos (16;17). Objetivos: Descrever os nascimentos hospitalares de baixo peso do município de Cuiabá no período de 2000 a 2008 utilizando as variáveis da Declaração de Nascidos Vivos. (raça, sexo do neonato e idade materna) Método: estudo de abordagem quantitativa, transversal, retrospectiva e descrita, com a utilização de fontes secundárias obtidas a partir dos dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC). A população de estudo foi constituída pelo conjunto de todos os registros de estatísticas vitais de partos hospitalares de recém nascidos de baixo peso n= 6.523, ocorridos no município de Cuiabá - MT no período de 2000 a 2008. Foram inclusos somente as informações de nascimentos provenientes de partos únicos e hospitalares, e com peso corporal igual ou menor que 2.500g critério baseado na classificação OMS. Resultados/Conclusão: Os nascimentos de baixo peso hospitalares do município de Cuiabá ”“ MT, no período de 2000 a 2008, mantém prevalência de 6,6%, aconteceram entre RNs com IG entre 37 e 41 semanas (43,3% n=2827). Os nascimentos de baixo peso no estado de MT, evoluem com a redução crescente do peso corporal, sendo a maior prevalência concentrada na faixa ponderal de 1500 a 2499g. Os nascimentos de baixo peso são mais prevalente no gênero feminino (53,7%, n=3506) e pela raça parda (70,4%, n=4595).49% das mães de RNBP são pertencentes à faixa etária de 21 a 35 anos de idade (49,7%, n = 3.240).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).