Participação do enfermeiro na gestão de recursos hospitalares

Autores

  • Palloma Fernandes Estanislau Vaz Ventura Enfermeira e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Gestão da Excelência nas Organizações. Auditor, Healthcare, DNV GL - Business Assurance.
  • Elana Maria Ramos Freire Enfermeira e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Marília Alves Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG.

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão hospitalar

Resumo

Objetivo: analisar a participação do enfermeiro na definição e gerenciamento de recursos materiais, humanos, físicos e financeiros no trabalho cotidiano da enfermagem em um hospital. Método: estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado em um hospital geral, privado de médio porte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, totalizando 23 participantes dentre eles enfermeiros e diretores. Como critério de inclusão foram selecionados profissionais que lidam diretamente com a gestão de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais na instituição. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados: os enfermeiros participam do gerenciamento dos recursos materiais, humanos, físicos e financeiros em nível intermediário, com diferentes graus de autonomia, mas principalmente fornecendo informações. Evidenciou-se maior participação dos coordenadores de enfermagem nas decisões sobre o gerenciamento de recursos humanos de enfermagem e no gerenciamento de recursos materiais. Conclusão: o enfermeiro participa da gestão de recursos hospitalares em nível intermediário e a decisão final sobre pessoal, material ou espaços físicos se concentra na diretoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Ventura PFEV, Freire EMR, Alves M. Participação do enfermeiro na gestão de recursos hospitalares. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 4º de dezembro de 2022];7(1):Pág. 126-147. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3398

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)