Resíduos sólidos:
coleta seletiva estímulo para o aumento da reciclagem e melhoria de renda dos catadores
Resumo
Atualmente há enorme geração de resíduos sólidos por parte da humanidade que se tornaram problema visível e emergente, e que levam a consequencias como o entupimento de galerias que acabam por causar alagamentos, poluição das águas que geram e dissipam doenças, além de favorecer o desequilíbrio sanitário. Com base em metodologia de pesquisa bibliográfica investigativa, realizou-se este estudo com a proposta de verificar se a coletiva seletiva se mostra como um estímulo para o aumento da reciclagem, e para a melhora de renda de catadores de materiais recicláveis que quando administrados de forma correta, podem servir de base para o sustento de famílias através da segregação de materiais recicláveis que podem ser comercializados e servir como melhora da base econômica. Houve considerações sobre o lixo, coleta seletiva e reciclagem, coleta seletiva, associações e cooperativas e a política nacional de resíduos sólidos e a educação ambiental. Conclui-se que a inclusão social do catador de lixo infelizmente é uma tarefa árdua e que requer uma atenção maior por parte do poder público e que infelizmente tal fato não vem ocorrendo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).