Diagnóstico sanitário do Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida:

subsídios para o manejo e gestão

Autores

  • Rodrigo Barros Sontag Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
  • Ivani Souza Mello Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral diagnosticar os problemas sanitários que o Parque Municipal da Lagoa Comprida em Aquidauana ”“ MS enfrenta, e gerar subsídios para o manejo e a gestão desta unidade de conservação ao se identificar os pontos de poluição, analisando-se a qualidade das águas para classificá-las e enquadrar de acordo com padrões certificados com a idealização de ferramentas como subsídio para o manejo e gestão utilizando-se os métodos eletrométrico, o titulométrico. Devido na concepção de unidade de conservação não sair do papel, e verificar-se lançamento de esgoto “in natura” em suas águas, contaminação por resíduos sólidos e líquidos conseqüentes da urbanização do seu entorno e ser considerado um dos principais atrativos turísticos e recreativos para a população local os dados de pH, OD, Temperatura da água foram coletados in loco através da sonda multiparametro Hanna NI 9828 e  turbidez foi obtida pelo turbidímetro de bancada Alkafit. As análises de Nitrato, Nitrito, Nitrogênio Total, Fósforo Total foram realizados pelo método espectrofotométrico. O diagnóstico sanitário mostrou-se valioso, pois ele deu subsídios para uma discussão do que está contaminando o Parque e vislumbrou ferramentas úteis para uma futura elaboração de um plano de manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Barros Sontag, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Católica Dom Bosco (2007) . Atualmente é Técnico de Laboratório Área: Recursos Naturai da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária.

Ivani Souza Mello, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Quimica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e mestrado em Geociências na área de geoquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente atua em Educação a Distância como orientador de tcc - Pós-Graduação Latu Senso em Educação Ambiental e Saneamento Ambiental e tutora do Curso de Gestão em Saúde. E atua como professora temporária no Curso de Ciencia e Tecnologia de Alimentos da UFMT. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, organização, adsorção, caracterização e planejamento.

Downloads

Publicado

01-08-2017

Como Citar

1.
Sontag RB, Mello IS. Diagnóstico sanitário do Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida:: subsídios para o manejo e gestão. Rev. G&S [Internet]. 1º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];4(1):1248-6. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/179

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)