Gestão da informação:

revisão integrativa de literatura

Autores

  • Magaly da Rosa Almeida Universidade Federal do Pará
  • Clayton da Silva Brito Universidade Federal do Pará
  • Hewelly Demétrio Itaparica Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Érica Vanusa Borges Gomes Universidade Federal do Pará
  • Anne Kerollen Pinheiro de Carvalho Universidade Federal do Pará
  • Bianca Diniz Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Simone Daria Assunção Vasconcelos Galdino Universidade Federal do Pará
  • Francisca Elissandra Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Gestão, Educação

Resumo

A Gestão da Informação (GI) é definida como um conjunto de conceitos, princípios, métodos e técnicas usadas na prática administrativa que auxiliam no processo de tomada de decisão quando colocados em prática pelos líderes das organizações. Objetivo: Realizar levantamento bibliográfico sobre os Sistemas de Informação e sua importância para a Gestão dos Serviços de Saúde. Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa, onde se realizou busca eletrônica de artigos publicados e indexados em banco de dados eletrônicos da LILACS, no período de 2000 a 2013. Resultando no total de 34 referências potenciais. Por não atender aos critérios de inclusão 5 artigos foram excluídos, totalizando 29 artigos, publicada em português. Resultados e Discussão: Os artigos encontrados foram categorizados por similaridade de conteúdo, sendo constituídas três categorias de análise: A importância da Gestão da Informação, com 10 artigos (34,5%); Sistemas de Informação em Saúde (SIS), com 9 artigos (31%) e Implantação do Prontuário Eletrônico, com 10 artigos (34,5%). Conclusão: Acredita-se que os Sistemas de Informação na Gestão que qualificam os profissionais da saúde sejam usados como ferramenta de trabalho, sendo capazes de transformar e sustentar o Sistema Único de Saúde (SUS) dando retornos positivos e em prazos aceitáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magaly da Rosa Almeida, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura Plena e Bacharelado em Enfermagem (FAENF/ICS/UFPA);Bolsista do projeto: Investigação Neuroquímica e Psicofísica dos Efeitos de Antimaláricos sobre a Fisiologia Retiniana e a Percepção Visual (PIBIC/NMT/UFPA);Membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento e Saúde do Idoso da Amazônia (GESIAMA/CNPq/UEPA);Membro do projeto: A Música como Instrumento de Ação Social (PROEX/PROGEP/UFPA).

Clayton da Silva Brito, Universidade Federal do Pará

Graduando em Licenciatura Plena e Bacharelado em Enfermagem (FAENF/ICS/UFPA)

Hewelly Demétrio Itaparica Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura Plena e Bacharelado em Enfermagem (FAENF/ICS/UFPA)

Érica Vanusa Borges Gomes, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura Plena e Bacharelado em Enfermagem (FAENF/ICS/UFPA)

Anne Kerollen Pinheiro de Carvalho, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura Plena e Bacharelado em Enfermagem (FAENF/ICS/UFPA)

Bianca Diniz Oliveira, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura Plena e Bacharelado em Enfermagem (FAENF/ICS/UFPA)

Simone Daria Assunção Vasconcelos Galdino, Universidade Federal do Pará

Docente na Atividade Curricular: Gestão de Serviços de Saúde da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (FAENF/ICS/UFPA)

Francisca Elissandra Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura Plena e Bacharelado em Enfermagem e monitora da Atividade Curricular: Gestão de Serviços de Saúde da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (FAENF/ICS/UFPA)

Downloads

Publicado

06-10-2015

Como Citar

1.
Almeida M da R, Brito C da S, Rodrigues HDI, Gomes Érica VB, Carvalho AKP de, Oliveira BD, et al. Gestão da informação:: revisão integrativa de literatura. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 18º de novembro de 2024];6(3):Pág. 2819-2850. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3269

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)