Perfil socioepidemiológico das famílias atendidas em uma estratégia de saúde da família
Palavras-chave:
Política de Saúde, EducaçãoResumo
Objetivo: Traçar o perfil socioepidemiológico das famílias assistidas por uma estratégia de saúde da família. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva realizada com 50 pessoas, cada uma delas eram representantes das famílias pesquisadas por meio da técnica de entrevista. Resultados: Evidenciou-se que 72% (n=36) dessas famílias apresentam renda familiar de até três salários mínimos, sendo que 60% (n= 30) dessas famílias são compostas de 4 a 6 integrantes. Constatou-se que 50% reside em casas de madeira e 50% em de alvenaria; alguns indivíduos apresentaram problemas com hipertensão arterial, o que equivale a 66%, e diabete tipo 2, 28%; patologias essas de maior prevalência nessa população. Questões mais presentes referentes à s condições de gestação representaram 16%, e o alcoolismo 10% Conclusão: esta pesquisa é uma ferramenta útil que gerou informações para os gestores de saúde a respeito do perfil epidemiológico da população, a fim de propor estratégias, visando a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).