OPÇÃO DE CLIENTES POR CONTRACEPÇÃO CIRÚRGICA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Vagner Ferreira do Nascimento Prefeitura Municipal de Barra do Garças

Palavras-chave:

Programa Saúde da Família, Planejamento Familiar, Anticoncepção

Resumo

O estudo é do tipo descritivo, com abordagem quantitativa, que teve o objetivo de conhecer a opção de clientes por contracepção cirúrgica numa Unidade de Saúde da Família no município de Barra do Garças ”“ Mato Grosso. Os dados foram coletados em 22 formulários de referência que seriam encaminhados para o setor de aconselhamento e planejamento familiar. Os dados foram coletados e agrupados por faixa etária, estado civil, sexo, quantitativo de filhos e escolha do método contraceptivo cirúrgico. O período de coleta dos dados ocorreu de março a dezembro de 2011. A faixa etária com maior participação foi de 18 a 25 anos. Predominando solteiros, do sexo feminino, com 2 filhos e optando por laqueadura. A variedade de alternativas a serem utilizadas como métodos contraceptivos devem ser amplamente divulgadas e incentivadas pelos profissionais de saúde, deixando os métodos cirúrgicos de interrupção reversíveis ou irreversíveis como última escolha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Ferreira do Nascimento, Prefeitura Municipal de Barra do Garças

Enfermeiro pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Saúde da Família, Urgência/Emergência e Enfermagem do Trabalho. Mestre em Terapia Intensiva. Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás - UFG. Atua como coordenador de USF do municipio de Barra do Garças-MT. Participa do grupo de pesquisa NESPROM - UnB e do grupo GEPEPES- UNICAMP.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
do Nascimento VF. OPÇÃO DE CLIENTES POR CONTRACEPÇÃO CIRÚRGICA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 25º de abril de 2024];4(3):pag. 801-814. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/315

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)