OPÇÃO DE CLIENTES POR CONTRACEPÇÃO CIRÚRGICA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Programa Saúde da Família, Planejamento Familiar, AnticoncepçãoResumo
O estudo é do tipo descritivo, com abordagem quantitativa, que teve o objetivo de conhecer a opção de clientes por contracepção cirúrgica numa Unidade de Saúde da Família no município de Barra do Garças ”“ Mato Grosso. Os dados foram coletados em 22 formulários de referência que seriam encaminhados para o setor de aconselhamento e planejamento familiar. Os dados foram coletados e agrupados por faixa etária, estado civil, sexo, quantitativo de filhos e escolha do método contraceptivo cirúrgico. O período de coleta dos dados ocorreu de março a dezembro de 2011. A faixa etária com maior participação foi de 18 a 25 anos. Predominando solteiros, do sexo feminino, com 2 filhos e optando por laqueadura. A variedade de alternativas a serem utilizadas como métodos contraceptivos devem ser amplamente divulgadas e incentivadas pelos profissionais de saúde, deixando os métodos cirúrgicos de interrupção reversíveis ou irreversíveis como última escolha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).