Gestão na operacionalização da programação pactuada integrada

Autores

  • Viviane Vilela Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)
  • Cleidson Nogueira Dias Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Palavras-chave:

Gestão, Políticas de Saúde

Resumo

A gestão do Sistema Único de Saúde - SUS entre as três esferas de governo, municípios, estados e federação é um desafio. Assim, a Programação Pactuada Integrada (PPI) visa permitir um planejamento entre as relações de gestores no que tange a oferta de procedimentos baseado no recurso financeiro em todos os níveis de gestão. Nesse sentido, o objetivo é estudar quais fatores dificultam a implementação da Programação Pactuada Integrada (PPI) para procedimentos de alta complexidade, especificamente do tipo Ressonâncias Magnéticas. No que tange aos métodos, quanto aos fins, trata-se de pesquisa exploratória e, quanto aos meios, é uma de revisão documental, com pesquisa de campo. A coleta de dados foi por meio de questionários aplicados aos gestores de saúde. Os municípios da Regional de Saúde Oeste II foram a amostra, incluindo Palmeiras de Goiás como objeto de estudo. Os resultados mostraram que o município estudado mantém uma visão centralizada e não envolve os participantes do processo de planejamento da PPI para ressonâncias magnéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Vilela, Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)

Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em Saúde Pública pela Faculdade Montes Belos (FMB). Enfermeira da Secretaria de Saúde do Distrito Federal alocada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Professora e coordenadora do curso técnico em enfermagem do Centro Educacional Montes Belos (CMB) campus Palmeiras de Goiás.

Cleidson Nogueira Dias, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, também, é professor colaborador da Universidade de Brasília (UnB). Formação acedêmica: Doutorando em Administração na Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Administração pelo programa de Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ebape). Especialização em Gestão Empresarial (FGV); Especialização em Gestão Estratégica de Marketing (FGV Management); e em Marketing pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela União Educacional de Brasília (UNEB).

Downloads

Como Citar

1.
Vilela V, Dias CN. Gestão na operacionalização da programação pactuada integrada. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(3):Pág. 2566-2589. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3130

Edição

Seção

Artigos Originais