Concepções das gestantes sobre aleitamento materno em uma estratégia de saúde da família

Autores

  • Juarez Coimbra Ormonde Junior UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Ildilaine De Fátima Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
  • Mirlene Gontijo Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Saúde da Criança

Resumo

O aleitamento materno é uma fonte inigualável de nutrientes e quando este ato ocorre de forma adequada, tem o potencial de imunizar crianças contra inúmeras doenças, além de promover o afeto entre mãe e filho. Nesse contexto, esta pesquisa buscou identificar a concepção das gestantes sobre o ato de amamentar, se foram orientadas durante as consultas sobre a sua importância e qual o conhecimento que as gestantes têm sobre essa prática. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitava, com aplicação de questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de 50 gestantes de uma Estratégia de Saúde da Família no município de Tangará da Serra ”“ Mato Grosso.  Pode-se evidenciar que 100% das mulheres gestantes pretendem praticar a amamentação; 46% delas receberam orientações de amigos, vizinhos e familiares enquanto que 30% receberam orientação de algum membro da equipe de saúde. Ainda foi possível identificar que 60% das grávidas têm a crença que determinados alimentos influenciam na quantidade de leite produzida. Busca-se com essa pesquisa, enriquecer os dados referentes ao aleitamento materno, com vistas à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem para esse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Coimbra Ormonde Junior, UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Professor da faculdade de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Especialista em saúde pública pela UNOPAR- Universidade Norte do Paraná. Participa do grupo de pesquisa pela Unemat GEPERS -Grupo de pesquisa voltado para a saúde regional.

Ildilaine De Fátima Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.

Enfermeira especialista em Saúde Coletiva e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Mirlene Gontijo, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Professora do departamento de enfermagem da Unemat, Campus de Diamantino. Especialista em Urgência e Emergência.

Downloads

Publicado

06-10-2015

Como Citar

1.
Ormonde Junior JC, Lima IDF, Gontijo M. Concepções das gestantes sobre aleitamento materno em uma estratégia de saúde da família. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(3):Pág. 2430-2443. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3120

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)