FATORES DE ADESÃO E NÃO ADESÃO DAS MULHERES AO EXAME COLPACITOLÓGICO
Palavras-chave:
Saúde da Mulher, Saúde públicaResumo
O estudo apresenta resultados sobre a adesão das mulheres ao exame colpacitológico na unidade de saúde. Teve por finalidade produzir conhecimento acerca da adesão das mulheres ao procedimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O objetivo foi identificar fatores da adesão e não adesão para a realização do exame. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada com 30 usuárias da unidade de saúde em Diamantino-MT no ano de 2013. Os dados foram coletados por questionário estruturado com usuárias cadastradas entre 25 a 59 anos de idade. O estudo revelou que pode haver uma relação direta entre o nível educacional das mulheres entrevistadas e o nível de adesão ao exame. Revela também que um dos fatores para a não adesão seria a vergonha. O procedimento é considerado o meio mais eficaz para o diagnóstico do câncer de colo do útero, visto que a maioria dos casos ocorre de forma silenciosa, o que torna necessário trabalhar com a sensibilização das mulheres, tarefa que se mostra função imprescindível para a enfermagem.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).