A governança corporativa em consórcios intermunicipais públicos de saúde no Rio Grande do Sul

Autores

  • Hermes Cardoso Reis Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Carlos Alberto Diehl Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

Administração Pública, Governança, Saúde Pública, Consórcios Públicos

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar elementos de Governança Corporativa em consórcios intermunicipais públicos de saúde no Rio Grande do Sul através de pesquisa documental em sites da internet e legislação pertinente. Os dados coletados foram comparados com as práticas de boa Governança Corporativa prescritos pelo IBGC. Assim, o procedimento técnico utilizado na investigação é documental, tendo objetivo descritivo e abordagem qualitativa. Os principais resultados demonstram a complexidade de relações e normas que caracterizam a GC para os CIS. Além disso, a falta de alinhamento frente às recomendações do IBGC, principalmente relacionadas ao Conselho de Administração e Prestação de Contas, demonstra fragilidades dos CIS perante o princípio da transparência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermes Cardoso Reis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Controladoria pela UNISINOS (2010). Atua como docente na Faculdade São Marcos e como Analista vinculado à Gerência Administrativa de Projetos da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós Graduação na UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Possui experiência em planejamento e gestão administrativa e financeira. Vivência em desenvolvimento e coordenação de equipes, atuando na formação, treinamento e acompanhamento de colaboradores.

Carlos Alberto Diehl, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Engenheiro Químico (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1993), Mestre em Engenharia de Produção (UFRGS, 1997) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina com doutorado sanduíche pela HEC Montreal (2004/ Bolsista CNPq). É professor titular do PPG em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Co-autor em cinco livros: Gestão de Custos: Uma Abordagem Integrada entre Contabilidade, Engenharia e Administração; Compras elementos para o jogo de negociação; Educação Contábil: Tópicos de Ensino e Pesquisa; Bate-bola Contábil (Governança e Accountability em Entidades Desportivas); Governança Corporativa e Criação de Valor e organizador do livro Administração Estratégica - gerenciando a competitividade organizacional. Ex-Editor da Revista BASE (B1), Presidente da Associação Brasileira de Custos, palestrante e consultor organizacional, sócio da DZ Consultores, Membro EAA, parecerista de diversos periódicos e eventos, pensador Skepsis e avaliador do Sinaes (MEC). Tem experiência na área de Administração e Contabilidade atuando principalmente em: controle de gestão/ controladoria , estratégia (Gestão, Planejamento, Controle), gestão de custos/ contabilidade gerencial e logística. Atuou como assessor; diretor de finanças e planejamento no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Bolsista Produtividade do CNPq (PQ).

Downloads

Como Citar

1.
Reis HC, Diehl CA. A governança corporativa em consórcios intermunicipais públicos de saúde no Rio Grande do Sul. Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 18º de abril de 2024];:Pag. 2162-2197. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3090

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa