EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING

Autores

  • Paulo Roberto Prado Constantino
  • Márcia Regina de Oliveira Poletine

Resumo

Este relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) no contexto da educação profissional técnica de nível médio, acompanhada e avaliada pela Supervisão Educacional das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza da Regional Marília/SP. A experiência ocorreu na Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, em Ourinhos/SP, entre o primeiro semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2011, período onde as atividades relatadas foram inicialmente organizadas e desenvolvidas no curso Técnico em Música da instituição, com os alunos de diferentes faixas etárias e em diferentes disciplinas. Utilizando-se de levantamento específico para uma pesquisa qualitativa, os instrumentos de coleta de dados selecionados foram os registros do trabalho docente nas classes, a consulta direta ao ambiente virtual, os registros das reflexões pessoais dos participantes, além de entrevistas e exame das atas de conselhos de classe das turmas envolvidas. A experiência tem servido como base para a replicação em outros contextos e cursos técnicos oferecidos na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Constantino PRP, Poletine MR de O. EMPREGO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE BLENDED LEARNING. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];1(1):pag. 737-746. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/309

Edição

Seção

Relatos de Experiências