O processo de enfermagem e a teoria de Travelbee no cuidado à criança hospitalizada

Autores

  • Rosyaline da Silva Pereira Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA)
  • Daniela Sousa Oliveira Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA).
  • Roberta Rodrigues Ferraz dos Santos Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA)
  • Aisiane Cedraz Morais Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
  • Magno Conceição das Merces Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Luana Machado Andrade Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

Objetivo: refletir sobre as etapas do Processo de Enfermagem junto às fases do processo interpessoal da teoria de Travelbee, no cuidado de enfermagem a ser prestado às crianças com idade escolar internadas em clínica pediátrica. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de natureza reflexiva, que aborda as etapas do Processo de Enfermagem e as fases da teoria da Relação Interpessoal de Travelbee, como estratégias para organizar o cuidado e possibilitar a relação interpessoal entre a enfermeira e a criança escolar internada em clínica pediátrica. Resultado: acredita-se que a organização do cuidado à criança pode ocorrer a partir das etapas do Processo de Enfermagem e das fases da teoria de Travelbee, a saber: Histórico ”“ Fases de Pré-Interação, Identidades Emergentes e Empatia; Diagnósticos ”“ Fase de Empatia; Planejamento ”“ Fase de Simpatia; Intervenção ”“ Fase de Simpatia; Avaliação ”“ Fase de RapportConclusão: compreende-se que aprofundar o estudo sobre a teoria de Joyce Travelbee e com base no Processo de Enfermagem trouxe à luz a possibilidade do cuidar compartilhado entre enfermeira-criança, no qual a criança encontra espaço para expressar a sua singularidade e ser sujeito ativo durante sua experiência de hospitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosyaline da Silva Pereira, Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA)

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA.

Daniela Sousa Oliveira, Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA).

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Roberta Rodrigues Ferraz dos Santos, Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA)

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA).

Aisiane Cedraz Morais, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EE/UFBA). Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Integrante do Grupo de Pesquisa CRESCER (EE/UFBA).

Magno Conceição das Merces, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Luana Machado Andrade, Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

1.
Pereira R da S, Oliveira DS, Santos RRF dos, Morais AC, Merces MC das, Andrade LM. O processo de enfermagem e a teoria de Travelbee no cuidado à criança hospitalizada. Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 20º de abril de 2024];:Pag. 2151-2161. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3088

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)