Instituição de longa permanência para idosos:

relatos e reflexões

Autores

  • Douglas de Souza e Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Marcelo Silva Alves Universidade do Estado da Bahia
  • Luana Machado Andrade Universidade do Estado da Bahia
  • Magno Conceição das Merces Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo, relatar a experiência vivenciada por discentes do 6º período do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado Bahia, campus XII, em uma instituição de longa permanência para idosos no sudoeste da Bahia. Método: Trata-se de um relato de experiência fundamentado durante as práticas do componente curricular Enfermagem em Atenção à Terceira Idade no ano de 2013. Resultados: O indivíduo que envelhece necessita de cuidados diferenciados de uma pessoa jovem, o que demanda atenção das pessoas que estão incumbidas de prestar este tipo de assistência. Conclusão: O envelhecimento traz para o indivíduo a experiência de todo o processo de construção da vida. A família que muitas vezes é a principal responsável em prestar os cuidados aos seus idosos, opta por inseri-los em instituições de longa permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas de Souza e Silva, Universidade do Estado da Bahia

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Bolsista de iniciação científica ”“ FAPESB.

Marcelo Silva Alves, Universidade do Estado da Bahia

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Licenciado em Letras pela UNEB.

Luana Machado Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Magno Conceição das Merces, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Saúde Coletiva (Epidemiologia) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Biólogo e Enfermeiro. Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Como Citar

1.
Silva D de S e, Alves MS, Andrade LM, Merces MC das. Instituição de longa permanência para idosos:: relatos e reflexões. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 20º de abril de 2024];6(2):Pag. 1679- 1688. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2974

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)