POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:

SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Deise Maria Santos de Aguiar
  • Maria de Fátima Salum Moreira

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura.

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Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
de Aguiar DMS, Moreira M de FS. POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 22º de dezembro de 2024];1(1):pag. 674-687. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa