Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras.

Autores

  • Jussara Martins Farnese
  • Márcia Bonfim Sá
  • Luiza Augusta Rosa Rossi Barbosa
  • Ernesto José Hoffmann Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Instituto de Ciências da Saúde das Faculdades Unidas do Norte de Minas (ICS - FUNORTE). Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC).

Palavras-chave:

Morbidade, Criança hospitalizada, Perfil de saúde, Epidemiologia

Resumo

Artigo já publicado. v. 6, n. 2 (2015)

 

Identificar as principais causas de hospitalizações de crianças auxilia na percepção do perfil de adoecimento e na estratégia para elaboração de planos de atenção à saúde para prevenir o agravamento das doenças e diminuir o número de internações hospitalares. Objetivos: Obter, através de dados oficiais, informações sobre as principais causas de hospitalização em crianças de cinco a nove anos, para elaborar um perfil das principais doenças que têm levado à hospitalização no Brasil. Métodos: Pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva, exploratória e inferencial, cujos dados foram obtidos através do site do DATASUS, no período compreendido entre os anos de 2008 e 2012. Resultados: Indicam uma distribuição heterogênea da morbidade entre as regiões pesquisadas, apresentando como a primeira causa de internação hospitalar em crianças de cinco a nove anos, as doenças do aparelho respiratório, seguido de doenças infecciosas do aparelho gastrointestinal e da pele e subcutâneo. Os dados demonstram a maneira que os serviços de saúde podem se organizar para implementar a integralidade na atenção à saúde para a faixa etária em questão, priorizando à atenção primária, na prevenção dos agravos das doenças do aparelho respiratório e das infecções do aparelho gastrointestinal, da pele e subcutâneo. As doenças citadas fazem parte das doenças cujo acometimento se dá por causas sensíveis à atenção ambulatorial e podem ser evitadas e/ou minimizadas por intervenções no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Martins Farnese

Acadêmica de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) ”“ Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC-Bolsa) da FUNORTE. Participante do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Excelência Clínica Aplicada à Atenção Básica da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)”

Márcia Bonfim Sá

Acadêmica de Medicina do ICS ”“ FUNORTE

Luiza Augusta Rosa Rossi Barbosa

Fonoaudióloga. Mestre em Ciências da Saúde. Doutora em Ciências da Saúde. Orientadora do PROIC-Bolsa da FUNORTE

Ernesto José Hoffmann, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Instituto de Ciências da Saúde das Faculdades Unidas do Norte de Minas (ICS - FUNORTE). Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC).

Médico de Família e Comunidade. Mestre em Cuidados Primários em Saúde. Doutorando em Ciências da Saúde. Professor do Departamento de Saúde Mental e Coletiva da UNIMONTES. Professor da disciplina de Prática em Atenção Primária do ICS - FUNORTE. Professor da disciplina de Interação Comunitária das FIP-MOC.

Downloads

Como Citar

1.
Farnese JM, Sá MB, Barbosa LARR, Hoffmann EJ. Perfil de morbidade hospitalar de pacientes pediátricos de 5 a 9 anos por causas sensíveis à atenção primária à saúde nas cinco principais capitais brasileiras. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(2):Pag. 1495-1513. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2962

Edição

Seção

Artigos Originais