O funcionamento do sistema de governança das redes de atenção à saúde em Montes Claros, Minas Gerais - Brasil
Palavras-chave:
Gestão, Políticas de saúdeResumo
O Sistema de Governança das Redes de Atenção à Saúde é um recurso de caráter organizativo sendo responsável pelo gerenciamento e integração funcional dos componentes das redes no Sistema Único de Saúde - SUS. O objetivo central deste artigo é avaliar a percepção dos profissionais das equipes de Saúde da Família sobre o funcionamento do sistema de governança da rede no município sede da Macrorregião Norte do Estado de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal e exploratória. Para coleta de dados utilizou-se um questionário adaptado com 14 questões correspondentes à avaliação da governança, aplicado a 18 equipes no período de junho a outubro de 2010, após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram analisados por meio do software com estatística simples, obtidos por equipe e foram classificados em quatro níveis de integração das redes (fragmentado; incipiente; avançado; integrado). Os resultados evidenciaram que o sistema de governança das redes de atenção à saúde deste município é considerado incipiente na percepção dos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família. Recomendam-se novos estudos, com delineamento longitudinal e prospectivo para avaliar como ocorrerá e quando o processo de consolidação das redes de forma efetiva, avançada e integrada na Atenção Primária á Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).